25 agosto, 2006

Castro Verde e Portalegre - O Alentejo e Tudo à Volta


O Festival Planície Mediterrânica decorre em Castro Verde, de 7 a 10 de Setembro, com vários e diversificados motivos de interesse. «Memória Andaluzí», um projecto especial do espanhol José Luís Rodriguez aqui acompanhado pelos marroquinos Nour Eddine e Jamal Ouassini, o português Marco Reis e a espanhola Pastora Galván; Nour Eddine a solo; e os italianos de inspiração cigana Acquaragia Drom (na foto) são alguns dos destaques deste festival organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, o Festival Sete Sóis Sete Luas e a associação Pé de Xumbo. E, a seguir, em Portalegre, de 13 a 16 de Setembro, o Festival Sons do Mundo - Festival Internacional de Música e Danças do Mundo, traz até nós o notável colectivo feminino Zap Mama (Bélgica/Congo), o colectivo multinacional Cherno More Quartet e Kilema (Madagáscar), entre outros.

Disperso por vários locais de Castro Verde, o Festival Planície Mediterrânica começa no dia 7 com a abertura da exposição «Olhares Sobre Um Lugar», de António Cunha, Helena Lousinha e Jean Pierre dos Santos, mas o arranque dos concertos e bailes tradicionais é no dia 8 com um workshop de danças orientais (Denise Carvalho) e um concerto do coro alentejano Os Ganhões de Castro Verde, à tarde, e, já à noite, d'As Camponesas de Castro Verde, do projecto especial «Memória Andaluzí» e, em after-houres, um baile com os Al-Driça. No dia 9, à tarde, há um workshop de danças do Mediterrâneo (Mercedes Prieto) e outro de cante alentejano, e a actuações da Banda Filarmónica 1º de Janeiro (Castro Verde), Os Chocalheiros (Vila Verde de Ficalho), A Bardoada (Palmela) e Grupo Coral As Antigas Mondadeiras de Casével. À noite, os concertos estão por conta do Grupo de Viola Campaniça, Nour Eddine (Marrocos) e Acquaragia Drom (Itália), com baile a seguir a cargo dos Amanida Folk (Catalunha). No dia 10, à tarde, decorre um workshop de danças europeias (Mercedes Prieto), outro de Modas Campaniças (Grupo de Viola Campaniça) e actuações, em várias tabernas, d'Os Ganhões, Viola Campaniça e outros tocadores, enquanto noutro local se mostram o Grupo Coral As Vozes de Casével e o Grupo das Pedrinhas de Arronches. À noite, o concerto de encerramento é assinado por Akim El Sikameya (Argélia). Também há exposições, encontros, conversas com alguns dos artistas presentes, feira do disco, poesia e muita gastronomia do Mediterrâneo.

Um pouco mais a norte, em Portalegre, o Centro de Artes e Espectáculos é o palco do Festival Sons do Mundo, que começa dia 13 com o Quarteto de Cherno More (Bulgária/Síria/Sudão) e continua, dia 14 com os Almakam (Marrocos), dia 15 com Kilema e a sua banda homónima (Madagáscar) e encerra, dia 16, com as históricas Zap Mama (Bélgica/Congo). Uma iniciativa paralela, as Oficinas Sons do Mundo oferecem workshops de percussões árabes (com Wafir Sheik, dias 13 e 14) e de dança do ventre (com a bailarina Shakti, dia 14).

Sem comentários: