06 junho, 2007

L Burro e l Gueiteiro - Por Terras de Miranda



A extraordinária iniciativa L Burro e l Gueiteiro realiza-se este ano de 29 de Julho a 1 de Agosto, juntando mais uma vez num enorme passeio pedestre (e de burro), a música das gaitas-de-foles, das percussões e do mais que por lá aparecer com a preocupação pela preservação do gado asinino. Para já, a programação musical deste passeio restringe-se às confirmações dos Comvinha Tradicional e dos inevitáveis Galandum Galundaina, mas é sabido que muitos outros músicos vão participar, organizada ou espontaneamente, na «procissão». Para a edição deste ano, a organização - repartida pela Galandum Galundaina Associação Cultural e a Associação para o Estudo e protecção do Gado Asinino (AEPGA) - promete «workshops e intervenções culturais, jogos tradicionais, arraiais, gastronomia, música, dança, flora, fauna, o cheiro do campo, aulas no terreno sobre: o Burro de Miranda, instrumentos musicais, danças tradicionais e muito mais», com partida de Fonte de Aldeia e chegada, três dias depois, a Miranda do Douro, passando por Duas Igrejas e Cércio, sempre pelas arribas do planalto mirandês. Mais informações aqui e aqui.

5 comentários:

un dress disse...

chei ro chei ro chei ro..........

dança. dança.com.burros.

gaita de foles.

cortejo.

planalTo.


stairway.to.heaven.................


bOm.dia.antónio :)

beijO

un dress disse...

voltei.

sei de cor: a geografia desses animais e desses lugares.
a falar.a.voz.da pele.


*

António Pires disse...

Un-Dress:

Eu sabia que ias gostar deste post :))

Nunca estive no L Burro e l Gueiteiro - coincide sempre com o FMM de Sines. Mas já apanhei alguns dos seus «romeiros» em fim de festa em Sendim, derreados de cansaço mas felizes e ainda com forças para tocar gaita-de-foles! E a fazer versões estranhas de temas rock (mas nunca ouvi o «Stairway To Heaven» dos Led Zeppelin em gaita-de-foles - deve soar bem :)

Beijo

marco costa disse...

É engraçado eu ouvi um tipo de Setubal(?!?!) em Sendim há 4 anos... a tocar essa mesma música bem como a smoking on the water (deep purple) em frente à Gabriela!

Se ele ler isto que se acuse... pq nunca mais o vi a tocar gaitas!

Abraço.

António Pires disse...

Marco:

O «Smoke On the Water» dos Deep Purple já é um clássico dos nossos gaiteiros - e o «Nevermind» dos Nirvana para lá caminha - mas o «Stairway To Heaven» confesso que nunca ouvi. Mas espero - mesmo! - ouvi-lo um dia no planalto mirandês, onde o céu está tão próximo de nós que nem precisaríamos de escadarias para lá chegar...

Um abraço