22 abril, 2008

Omiri - Ou a Folk Transformada em Tempo Real


OMIRI Bourrée from Tiago Pereira on Vimeo.

Projecto original do músico Vasco Ribeiro Casais (também dos Dazkarieh) e, agora, também com o realizador Tiago Pereira incorporado, os Omiri são um laboratório de experimentação sonora e visual em que a música e as imagens são manipuladas, transformadas e alteradas em tempo real. No Andanças, os dois colaboraram pela primeira vez, mas agora o projecto passou a ser mesmo conjunto e a primeira apresentação oficial dos «novos» Omiri é dia dia 30 de Maio, às 23h00, no Teatro da Luz, em Carnide, Lisboa. Segundo o comunicado oficial, «Omiri é um projecto que vive da dualidade antigo vs moderno. Um músico e um vj partem das danças tradicionais e de instrumentos antigos e transformam-nos numa viagem audiovisual em que o moderno se funde com a tradição e esta se rejuvenesce, tornando-se viva e apta a ser vivida nos tempos de hoje. O espectáculo OMIRI explora simultaneamente duas vertentes: a criação de ambientes complexos dada pela sopreposição de camadas sonoras e visuais gravadas em tempo real e a improvisação em torno das mesmas. Vasco Ribeiro Casais: Nyckelharpa, Gaita-de-Foles, Bouzouki, Flauta, Manipulação Sonora. Tiago Pereira: Vj, Manipulação Visual e Sonora». Aqui em cima pode ter-se um cheirinho do que se vai poder ouvir e ver neste espectáculo.

8 comentários:

cristina disse...

Sempre atento! Muito bem!

Não é o meu estilo musical preferido - quando a coisa começa a meter demasiada electrónica faz-me um bocado de comichão - mas o projecto é de louvar. E, apesar de algumas partes poderem não ser do meu inteiro agrado, no geral gostei imenso das músicas que ouvi no MySpace.

Com as manipulações do Tiago passa-se um bocado o mesmo: algumas partes que dispensava, mas um resultado final bastante positivo.

Resta-me conhecer o impascto do "ao vivo"... apesar de ainda não ser desta vez...

António Pires disse...

Cristina:

Obrigado! :)

E tens mesmo que ver os Omiri ao vivo: a electrónica de que falas não é tão óbvia quanto isso e há, isso sim, um jogo de samples sobrepostos por parte do Vasco que partem, sempre!, do que ele acabou de tocar ao vivo... Não sei se isto está confuso, mas vendo o espectáculo percebe-se bem... E sei que vais gostar ainda mais «ao vivo» do que no myspace, tal como já te apercebeste :)

Volta sempre :)

ana disse...

Ola,
cristina, pois deixa que te aconselhe a que tentes ir assitir a esta mistura que para mim deve ser espectacular, tendo em conta o trabalho que conheço dos dois.. e pelo que já mostraram que pode ser um espectáculo/baile/concerto (seja o que for que lhe queiram chamar) juntos..

Mas o objectivo do meu comentário é avisar que foi adiada a data para dia 30 de Maio, em local a confirmar..

António Pires disse...

Ana:

Muito obrigado pela participação!... E poupaste-me a adenda da alteração da data - que me foi dada pelo Vasco (agora de cabelo curto!) há bocadinho no S.Jorge - onde nos encontrámos no concerto dos Deolinda.

E outra coisa (completamente diferente): as tuas fotos no Flickr são lindíssimas!!! Posso «pilhá-las» um dia destes aqui para o Raízes e Antenas?

Um abraço...

ana disse...

Bom dia!

estou curiosa.. o vasco de cabelo curto.. (esta noticia corre mais rápido quanse do que a data do concerto he h eh e)

pois pilha à vontade.. :)
fico muito contente que sejam utilizadas.

beijinhos

António Pires disse...

Obrigado!!! :)

ana disse...

ola bom dia..

já está confirmado o local:

OMIRI
sexta, dia 30 de Maio, às 23h
no Teatro da Luz, Carnide, LX

:)

António Pires disse...

Ana:

Muitíssimo obrigado!!... Agora sim, vou alterar no corpo do post :)

Volta sempre!