22 setembro, 2008

Anamnesis - A Tradição Também é Som e Imagem


Filmes, concertos, workshops, VJing, interacção... - é disto e do resto que se verá e ouvirá que é feita a segunda edição do festival Anamnesis, que decorre em Vimioso, Trás-os-Montes, este fim-de-semana. Um festival atípico em que novas e nem por isso assim tão novas tecnologias (o Cinema já ultrapassou a barreira dos cem anos) dialogam com as mais fundas tradições e em que, desta vez, são os rios e a água que transportam as memórias. As intenções e o programa, nos parágrafos seguintes:


«Nesta segunda edição do ANAMNESIS, escolhemos a água como tema de fundo para o encontro. A nossa origem é líquida, a água é um elemento primordial, fonte de vida. As analogias são várias. A água transporta em si a memória da humanidade… os rios foram os berços da humanidade, todas as lendas da criação provem do universo líquido.

Na programação deste ano privilegiamos este elemento. Em colaboração com a associação Binaural promovemos uma oficina de recolha e tratamento de sons dos rios e da importância da água para as populações locais, encaramos o rio Angueira como a personagem principal e seguimos a sua voz ao longo do vale.

Nas palestras teremos a oportunidade de conhecer o trabalho de investigadores e promotores que se ocupam de recolhas da tradição oral e da patrimonialização das paisagens culturais relativas aos cursos de água. O caso do Arq. Nuno Martins do Parque Patrimonial do Rio Mondego, Vítor Casas investigador e divulgador incansável da cultura popular do noroeste peninsular, que presentemente se tem ocupado da memória dos usos humanos dos rios.

Nos filmes programados, voltamo-nos a focar na memória como dispositivo cinematográfico. Em Balaou de Gonçalo Tocha, uma viagem através do atlântico serve de apaziguamento para memórias mais dolorosas. Adán Aliaga filma de forma expressiva a relação entre uma avó e a sua neta e os seus diferentes pontos de vista sobre a mudança da paisagem no filme a Casa de mi abuela, obra de uma força poética irresistível.

Proporcionamos também um concerto num cenário fantástico, no castelo medieval de Algoso que contempla o Planalto Mirandês dum penhasco inantingivel. Um concerto com um bardo contemporâneo um cantautor da nova música portuguesa, Bernardo Fachada (na foto, de Vera Marmelo) que ao vivo musicará os filmes perdidos em super8 dos anos 70 do cineasta amador José Madeira, prestando assim a nossa homenagem a um trabalho desconhecido de um homem bastante preocupado com a memória. O seu filme Arroz Negro, sobre as plantações de arroz no Mondego foi vencedor de vários prémios internacionais em festivais de cinema amador, infelizmente ignorado entre nós.

Tendo como mote a capacidade anamnésica do cinema, cremos que é urgente recuperar o que se julgava esquecido, sejam histórias locais, do quotidiano ou mitos da criação de universos oníricos e longínquos. Neste espaço cabe tudo, ficção, documentário, animação, vídeo-arte, porque a capacidade de contar não tem limites, apenas a criatividade limita.

O património imaterial, a memória oral surge mais uma vez com toda a sua força visual, pois a forma como se conta a história é tão importante como a história em si. E isso não cabe na história escrita.

Continuamos a acreditar que a imaginação é mais forte que o conhecimento, por isso oferece estes frutos cinematográficos. Também por essa razão escolhemos um castelo medieval, numa aldeia do nordeste transmontano para os mostrar, pelos que aqui vivem, e por aqueles que terão coragem de ousar descobrir a região e os filmes…

Apesar da memória, do passado e da ancestralidade, não queremos pensar Trás-os-Montes como um espaço arcaico, queremos pensá-lo e sobretudo praticá-lo como lugar de futuro, reconhecendo a contemporaneidade do seu passado.

A presente programação é concebida como um processo, um caminho a percorrer. Não é fechada, procura a partilha e sobretudo a informalidade, quase um sentido comum, de fazer arte e de viver.



SEXTA FEIRA 26 Setembro de 2008

20h30 Vale d’Algoso

Recepção dos convidados

Apresentação do Encontro

21h00 Vale d’Algoso

Casa de mi abuela

La Casa de Mi Abuela

La Casa de mi abuela en la peculiar relacion que Marina, una nina de 6 anos, impulsiva e irreverente, tiene con Marita, su abuela de 75 anos. La rancia educacion a la que la abuela somete a la nina, provoca que esta se rebele no solo contra ella, sino contra todo aquel que intente corregir su comportamiento. A lo largo de varios anos se reconstruye la vida y costumbres de una familia, dejando al descubierto emociones y conflictos.

Adan Aliaga (2005), 80 min, Espagna

Filmography Adan Aliaga

La casa de mi abuela (2005)

Karlitos (2003)

Jaibo (2000)

Diana (1998)

No me jodas que tu no la haces (1995)

SABADO 27 Setembro de 2008

9h00 Castelo de ALGOSO

Officina Binaural: SINTONIZAR OS OUVIDOS E COMPOR COM OS SONS DO MUNDO


No nosso mundo moderno hiper-visual, onde somos constantemente bombardeados
por informação visual - televisão, publicidade, etc. - esquecemo-nos
frequentemente de como ouvir. Os participantes no workshop serão guiados a
³re-sintonizar² os seus ouvidos para dirigir a atenção ao mundo sonoro
extremamente rico que os rodeia, a escutar activamente e de forma
imaginativa, e não apenas a ouvir passivamente. Eles irão depois usar os
seus ouvidos e novas ferramentas tecnológicas para criar uma composição
sonora usando o mundo envolvente como instrumento.

O laboratório será conduzido por dois artistas especializados na várias
áreas em jogo (gravação de sons, processamento digital de áudio e composição
musical por computador) e propõe uma abordagem de aplicação prática imediata
dos conceitos e ferramentas, através do desenvolvimento de um projecto final
que incluirá contribuições de todos os participantes.

Officina organzado pela Associação Binaural.

http://www.binauralmedia.org/



13h00 Almoço no centro de Algoso

(Inscrição local)

14h30 Centro de Algoso

Officina Binaural: SINTONIZAR OS OUVIDOS E COMPOR COM OS SONS DO MUNDO

17h30 Castelo Algoso

Aperitivo com a aldeia de Algoso

Neste momento, queremos convidar a aldeia de Algoso nas nossas actividas e o “seu” Castelo. Um aperitivo vai ser ofrecido antes o concerto de as 18h.

18h00 Concerto B Fachada + Filmes José Madeira


19h30 Jantar no Castelo de Algoso

21h00 Castelo de Algoso

Balaou de Gonçalo Tocha

23h Bal no Castelo de Algoso + VJ TIAGO PEREIRA

As 23h o castelo transforma-se numa discotheca medieval... A mixture between tradition and modern technologies, a soup with gaiteiros e um VJ, uma mixtura picante…

VJ Tiago Pereira:

As tecnologias podem ajudar-nos a combater a cine tirania das salas fechadas de luzes apagadas, é possivel o realizador estar lá e apresentar o filme com
luz, com a sua presença e ir mudando a história conforme a reacção das
audiências, como algumas tribos africanas, isso muda tudo, o vj passa
a realizador e vice versa, as potencialidades criativas aumentam e o
lado humano fica mais próximo, quem fez o filme está lá bem perto do
público e ele faz parte da criação.

DOMINGO 28 Setembro de 2008

09h00 Vale d’Algoso – Casa Tourismo Rural

Introdução – Reunião inicial

09h15 Palestra I: Os rios e os seus usos humanos

10h30 Intervallo


11h00Palestra III: Mondego

13h Almoço Vale d’Algoso


14h30 Exibição dos resultados da officina Binaural

16h00 Enceramento»

Mais informações, aqui.

Sem comentários: