02 fevereiro, 2009

Biel Ballester Trio - De Woody Allen a... Lisboa e Portimão


O grupo catalão Biel Ballester Trio - que parte do jazz manouche inventado por Django Reinhardt para outros estilos como a bossa-nova ou a rumba - regressa a Portugal para dois concertos, dia 9 de Abril no MusicBox, em Lisboa, e um dia depois no Teatro Municipal de Portimão. Isto, depois de terem tocado com Woody Allen na estreia do filme que este realizador dedica à cidade de Barcelona, «Vicky Cristina Barcelona» (filme em que trio participa com dois temas para a banda-sonotra). O comunicado oficial:

«BIEL BALLESTER TRIO

Gypsy Jazz

Os Biel Ballester Trio são um grupo que se enquadra perfeitamente no mundo do jazz e que interpreta este estilo musical com uma personalidade muito própria através do chamado "Jazz Manouches". O que se pode afirmar do "Gypsy Jazz" é que se trata do estilo de jazz menos americano e do mais europeu de todos os que se interpretam no mundo.

Os Biel Ballester Trio têm dois temas de sua autoria no último filme realizado pelo mundialmente conhecido Woody Allen, "VICHY CRISTINA BARCELONA" (Scarlett Johanson, Javier Bardem e Penélope Cruz) temas esses que foram escolhidos pelo próprio woody Allen.

Como curiosidade o realizador fez questão de actuar com o grupo aquando da sua passagem por Barcelona para a apresentação e estreia do filme.

O grupo está ainda incluído na banda Sonora do CD com os dois temas do filme juntamente com outros artistas entre os quais Paco de Lúcia e Juan Serrano.

Em Portugal já actuaram em 2008 no Rota Jazz Trofa; Auditório de Lagoa; Festival MED (Loulé), Montemor-o-Novo, entre outros locais».

Sem comentários: