16 julho, 2010

Andanças - Flocking leva os Bailes para o Futuro










Para quem pensa que o Andanças está apenas agarrado a danças do passado - ou do presente -, aqui fica um dos destaques da programação deste festival que ocupa, mais uma vez, a aldeia de Carvalhais (S. Pedro do Sul), de 2 a 8 de Agosto, e que puxa definitivamente o Andanças para o futuro:



Flocking: tecnologia de bailes interactivos

O projecto "Flocking", com direcção artística de Luís Miguel Girão, é uma co-produção Artshare/PédeXumbo. Este projecto trabalha no campo da criação de bailes interactivos, explorando o conceito de trabalho em grupo versus massas anónimas. Neste projecto, os bailadores induzem, através da dança, o ambiente sonoro a despoletar, graças à presença de sensores, que condicionam o ritmo da música e o repertório seleccionado por um computador - um pouco como um cardume de peixes muda de direcção em simultâneo – o nome “flocking” deriva do inglês “flock” (rebanho/bando).

A dinâmica de inteligência colectiva, apesar de ser trabalhada por meios complexos, é simples: se os bailadores dançam num ritmo mais rápido ou lento, ou com figuras mais complexas ou simples, a música tocada segue essa influência - e vice-versa.
Um tal processo interactivo nunca foi testado...até agora. E será no Andanças, tendo como base os repertórios da música e dança tradicional, que tal experiência-piloto terá lugar, aproveitando o facto de aí estarem presentes 25.000 pessoas, grande parte delas amantes da música tradicional, músicos e dançarinos experientes.

Mais informações:

http://www.andancas.net/pt/programacao/50
http://www.gehlhaar.org/pages/soundspace.htm
http://www.artshare.com.pt/trabalhos/soundspace.html
http://www.artshare.com.pt/trabalhos/coop.html



Update da comunicação anterior:


Comunidade

Em 2010, o Andanças vai transformar a aldeia de Carvalhais na verdadeira Comunidade Global. Vamos juntar músicos, dançarinos, voluntários, cientistas, artistas, de muitas origens: gente com ideias novas, brilhantes, originais, singelas ou loucas, para ver o Mundo de novas maneiras. Fazer da Utopia uma Pandemia! A programação inclui música de muitas partes do Mundo, de comunidades de artistas, de grupos sociais de bairros escondidos das nossas cidades, das aldeias onde se vive um espírito comunitário e de pessoas que partilham ideias, música e dança através de redes sociais na Internet - estamos todos ligados


Maior e Melhor

O Andanças está diferente! Há mais tendas com mais espaço para dançar, uma cantina maior e melhor, um novo sistema de compra de bilhetes on-line, novas pulseiras mais ecológicas (e bonitas!), descontos para famílias... E claro, mais sustentável: Menu Km-Zero com produtos locais, mais uso de energia solar e melhor gestão da água, Bus Andanças directo até Carvalhais para evitar trazer o carro...até a Caneca Andanças vai ser diferente. Venha conhecer as novidades deste ano!

Bailes, Concertos, Oficinas, Actividades paralelas

Este ano há mais diversidade e variedade: o Andanças trará danças de Moçambique, Timor, da França e do Brasil, da Rússia, Itália, Polónia, Cabo Verde ou Índia - sem esquecer as danças portuguesas do Alentejo (que também existem!), da Beira ou do Minho e muitas mais. Bandas lançam os seus CD (Nação Vira Lata, Monte Lunai, Uxu Kalhus, Eddy Slap); o projecto "Flocking" mistura tecnologia e tradição durante sete dias, numa experiência pioneira; as actividades paralelas e as conversas sobre Música e Dança, Open-Source, Direitos de Autor e Ecologia vão envolver toda a gente, para discutir e construir Comunidades mundiais e locais na já grande Comunidade que é o Andanças. Venha saber tudo o que há para ver e fazer!...

Mais fácil e mais rápido

Este ano o Andanças vende os bilhetes através da Internet, no site do festival, de forma mais cómoda, fácil e rápida - até se pode comprar no mesmo sítio o bilhete do Bus Andanças. Até 20 de Julho decorre a venda antecipada, com 20% de desconto. A partir dessa data, é praticado o preço normal.Como queremos juntar Comunidades, haverá descontos para famílias com dois ou mais filhos, crianças até 12 anos, associações parceiras e residentes de Carvalhais.
Consulte as informações completas no site em www.andancas.net

Site geral do Andanças:

http://www.andancas.net/

2 comentários:

Anónimo disse...

I would like to exchange links with your site raizeseantenas.blogspot.com
Is this possible?

António Pires disse...

Dear "Anónimo",

Yes, but it is better if you have a name... or an identified blog or site. Feel welcome...