19 julho, 2011

Andanças 2011 - Concertos, Bailes, Oficinas, Festa.... e, Hermmm, Luta!


O Andanças 2011 decorre de 1 a 7 de Agosto e, como já é habitual, em Carvalhais, S. Pedro do Sul. Aqui em baixo vai um pequeno comunicado e a lista de artistas e grupos que vão dar concertos ou abrilhantar os bailes (incluindo a primeira vez que o Andanças recebe os vencedores do Festival RTP da Canção!). Mas tudo o resto poderá ser consultado em:

http://www.andancas.net/2011/

"O Andanças promove a música e dança de raiz tradicional e popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio transgeracional. Pretende-se que haja uma redescoberta do baile como ritual e experiência social colectiva que potencia a descoberta do outro. É objectivo do festival relembrar as populações que estas expressões são sinónimo de identidade que necessitam ser preservadas de forma a assegurar sobrevivência do património cultural imaterial. Com um olhar contemporâneo, propõe-se a recuperação de tradições musicais e coreográficas num espaço de “desfolclorização” que permita aos participantes serem agentes de uma continuidade social.

Este ano os participantes terão ao seu dispor:

135 bailes e concertos;
120 oficinas de dança (30 países representados);
80 actividades para crianças;
Oficinas de técnicas de meditação e relaxamento;
Passeios pela serra.

Tudo isto num festival que “não fecha”, que não se limita às 19 horas de programação diárias e que acontece devido à acção de 830 artistas, cerca de 800 voluntários e todos aqueles que se dirigem a São Pedro do Sul para participar activamente no festival.

É importante realçar o papel que o voluntariado desempenha no festival. Sem as cerca de 1600 pessoas (incluindo os artistas) que trabalham voluntariamente no festival, oferecendo o que melhor sabem fazer e assegurando todas as tarefas necessárias à sua realização, este não seria possível. O Andanças é um festival de todos e para todos.

Outra questão importante para o Andanças são as práticas sustentáveis. Todos temos consciência do impacto ambiental que qualquer evento de grandes dimensões tem, mas acreditamos que este pode ser reduzido. Neste sentido, todos os anos são implementadas no Andanças novas medidas que pretendem desenvolver nos participantes uma maior consciência ambiental. Este ano, para além das campanhas já habituais, haverá o dia Km Zero. O objectivo deste dia (3 de Agosto) é reduzir a pegada de carbono utilizando produtos e propostas de programação provenientes de um raio de 20km.

O Andanças é um festival produzido pela Associação PédeXumbo com o apoio da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Centro de Promoção Social de Carvalhais e a Junta de Freguesia de Carvalhais. Conjuntamente trabalham com a população local no sentido de produzir um festival de qualidade, que considere as características da área onde se realiza, fazendo um esforço na promoção e divulgação do património cultural e ambiental da região. Foi este ano destacado pelo Turismo de Portugal como um dos eventos Quero Ir.

A PédeXumbo é uma associação que trabalha desde 1998 a promoção da música, instrumentos e danças de origem tradicional, com especial destaque para o património português. Para além do Andanças, a PédeXumbo – sediada em Évora – tem um plano de actividades que se realiza ao longo de todo o ano. É membro do Conselho de Cooperação da Monte-ACE (Agrupamento para o desenvolvimento do Alentejo Central), da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh e é subsidiada pela DGArtes.


Música – Concertos

A Presença das Formigas
Adufeiras do Pául
Big Band Loureiros
Bruno et Maria
Cantares do Gerês
Com Tradições
Dites 34
Eddy Slap
Extravanca
Fol&Ar
Galandum Galundaina
Guitarra Portuguesa
Joana Bagulho
King Mokadi
Míscaros
Mu
Música Barroca
Nação Vira Lata
Naragonia
Origem Tradicional
Homens da Luta (na foto)
Pilantras e Companhia
Scandill
Sebastião Antunes
Si que Brade
Taças Tibetanas
Tazzuff
Uxu Kalhus

Música – Bailes
Aïlha Mas Trio
Alafum
Alfa Aroba
Baile Alentejo
Baile ao Improviso
Baile de Mastro
Baile de Valsas Mandadas
Baile do Improviso - Aberto a Propostas
Banda Sorte
Big Band Loureiros
Bruno et Maria
Caravana
Celina Piedade
Com Tradições
Duo Absynthe
Fol&Ar
Galandum Galundaina
Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior
Grupo de Folclore Terras de Arões
Grupo Etnografico "Os Esparteiros" de Mouriscas
Grupo Folclórico S. Marta de Portuzelo
Guri
Karrossel
King Mokadi
Laefty Lo
Les Valseuzes
Magmell
Míscaros
Mosca Tosca
Mu
Nação Vira Lata
Naragonia
No Mazurka Band
Origem Tradicional
Pantomina
Rancho Folclórico Boidobra
Rancho Folclórico S. Tiado de Silvalde
Rancho Regional Casa do Povo de Ilhavo
Rascanya
Rémi Decker
Scandill
Tazzuff
Toques de Caramulo
Traballo
Três Tristes Trilos
Uxu Kalhus"

Sem comentários: