22 agosto, 2011

Arraiais do Mundo 2011 - Siga a Dança!


O Arraiais do Mundo regressa a Tavira para celebrar a música de dança popular e a mais funda tradição (através de filmes de Michel Giacometti e Tiago Pereira). Confira:

«ARRAIAIS DO MUNDO 2011 – DE 2 A 4 DE SETEMBRO
TAVIRA

Extravanca dá novas asas à música algarvia para dança. Entre performance, concerto
e baile, todos encontrarão uma dança à sua medida.

Há varias abordagens para trabalhar as tradições musicais e coreográficas hoje em dia.

No âmbito dos Arraiais do Mundo, a Associação PédeXumbo, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, apresenta uma nova criação artística, resultado de uma residência franco-portuguesa a decorrer neste mês de Agosto: o projecto Extravanca! dedicado ao repertório algarvio. Juntamos músicos como os acordeonistas João Frade e Guy Giulani (Dites 34) e os bailarinos de dança contemporânea António Tavares e Inês Melo Campos.
Porque hoje a cultura popular evoluí sem esquecer as suas raízes, raízes captadas por muitos, como Michel Giacometti na série "Povo que Canta" ou mais recentemente Tiago Pereira na “Sinfonia Imaterial”.

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
Arraiais do mundo é um momento de questionamento sobre a cultura popular: música, dança e cinema que retratam tradições do Algarve, enquadrando-as no mundo. Pretendemos divulgar a noção de Património Cultural Imaterial e o trabalho que está a ser efectuado em todo o mundo após os incentivos da UNESCO para a sua preservação.

Durante três dias em Tavira, estão programados oficinas de dança, apresentação de filmes e concertos - bailes.

Programação: Extravanca (França/Portugal) - Dancing Strings (Portugal) - Sinfonia
Imaterial (Portugal) - O Povo que Canta (Portugal).

O Festival Arraiais do Mundo é organizado pela Associação PédeXumbo em parceria com a
Câmara Municipal de Tavira. É co-financiado pelo Algarve 21, QREN, União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Todas as informações em www.pedexumbo.com

ARRAIAIS DO MUNDO 2011 – DE 2 A 4 DE SETEMBRO
TAVIRA

PROGRAMAÇÃO

EXTRAVANCA | Sábado 3 de Setembro - 22 horas | Praça da Republica, Tavira.

Extravanca! apresenta acordeões com uma enorme maleabilidade, fazendo-os dançar ao som do corridinho, da estravanca, do baile mandado, das danças de roda, tudo com um cheirinho de jazz. Trabalhando o património musical e coreográfico de uma terra entre o mar e as montanhas, rica em influências cosmopolitas (lusas, gregas, romanas, árabes), o grupo francês Dites 34, o acordeonista português João Frade, o coreografo António Tavares e a bailarina Inês Campos Melo apresentam EXTRAVANCA!, uma leitura contemporânea das danças tradicionais do Algarve.
http://www.myspace.com/extravanca

Músicos – Dites 34 http://www.myspace.com/dites34 Anthony Jambon - guitarra; Guy Giuliano - acordeão; Pascal Seixas – Contrabaixo; Romain Cuoq - saxofone soprano; Ken Passouramin - percussões; João Frade - acordeão http://www.myspace.com/joaofradetrio
Bailarinos: António Tavares e Inês Campo Melo

DANCING STRINGS | Domingo 4 de Setembro - 22 horas | Praça da Republica, Tavira.

Dancing Strings permite questionar as diferenças que foram institucionalizadas entre cultura popular e arte no Século XX, juntando o requinte da música clássica com a alegria da música tradicional para baile. Os Dancing Strings embalam ao som vibrante e dinâmico dos instrumentos acústicos, envolvendo-nos numa dança de timbres e
ritmos com as suas melodias originais de mazurkas intimistas, valsas assimétricas, bourrées estonteantes, círculos swingados, polskas poderosas e muitas outras danças de origem europeia.
http://www.myspace.com/thedancingstrings

Músicos: Denys Stetsenko – violino; Luis Peixoto – bouzouki; Hugo Fernandes – violoncelo; Baltazar Molina - cajon e percussões; Monitora de dança: Marina Vasques.

SINFONIA IMATERIAL de Tiago Pereira (INATEL) | Sexta-feira 2 de Setembro 2011 –
17 horas | Biblioteca Municipal, Tavira.

Sinfonia Imaterial não pretende ser uma recolha exaustiva das práticas musicais e orais, mas antes um olhar diferente sobre a tradição e a etnografia. Os planos fixos da realização de Tiago Pereira tentam criar uma relação de proximidade entre o espectador e o artista, procurando gerar surpresa através de uma montagem que emparelha fragmentos de actuações de músicos oriundos de várias regiões portuguesas. O objectivo é, segundo o realizador, “gerar uma experiência cinematográfica completamente distinta de um documentário etnográfico”.

Trailer: http://vimeo.com/23687683

Todas as informações em www.pedexumbo.com

ARRAIAIS DO MUNDO 2011 – DE 2 A 4 DE SETEMBRO
TAVIRA

O POVO QUE CANTA de Michel Giacometti (RTP/TRADISOM/O Publico) | Sábado 3 e
Domingo 4 de Setembro – 21h15 | Praça da Republica, Tavira.

Os trabalhos de recolha de Michel Giacometti desenvolvidos em território nacional a partir da década de 60 permitiram o registo e a preservação do imaginário rural português, tantas vezes mais duro e árduo do que romântico. Beleza é o primeiro sentimento que podemos vivenciar mais profunda essência e tradição. As imagens e sons
capturados pelo etnomusicólogo francês são no mínimo arrepiantes, permitindo-nos conhecer a força, o carácter, a fibra, o espírito e vivências mais genuínas do povo português.

Programa da RTP 1970-72
Edição DVD 2011 Coordenação: Paulo Lima
Edição:Tradisom/RTP/Jornal “Público”»

Sem comentários: