20 agosto, 2011

La Selva Sur, La Chiva Gantiva e Anonima Novulari no Festival Adentro




Dias 2 e 3 de Setembro, os Claustros do Museu e o Largo Afonso III, na cidade velha em Faro, recebem a 1ª Edição do Festival Adentro, com um alinhamento musical virado essencialmente para a world music. O comunocado:

«A Cidade Velha de Faro acolhe nos dias 2 e 3 de Setembro a 1ª Edição do Festival Adentro, numa celebração que promete despertar o encanto histórico e arquitectónico dos Claustros do Museu e do Largo Afonso III. Revitalizar esta zona nobre e histórica da cidade, divulgar e dinamizar a cultura, contribuindo em simultâneo, para o aproveitamento da riqueza arquitectónica da Vila Adentro, são as intenções da Autarquia de Faro que aposta num alinhamento musical multicultural, procurando proporcionar aos visitantes momentos de diversão, evasão e relaxamento.


A ampla programação inclui várias actividades a acontecer entre as 19h00 e as 02h00, de destacar, a Feira de Artesanato Contemporâneo e produtos reciclados, Sessões de Contos com os Piratas de Alexandria e a Orquestra de Ritmo do Algarve. O diversificado alinhamento musical trará exaltação e surpresa, com os Italianos Anónima Nuvolari a abrirem o Festival nos Claustros do Museu, 6ª feira, dia 2, às 22h00. A actuação deste grupo constituído por 5 italianos a residirem em Portugal, caracteriza-se pela boa disposição e pelo gosto comum de divulgar a herança musical italiana que resulta num “cabaret musical”, criando um ambiente amigável e relaxante.




Às 23h00 entram em acção e pela 1ª vez em Portugal no Palco Afonso III, os tão aguardados colombianos La Chiva Gantiva. Este grupo radicado em Bruxelas tem sido amplamente elogiado pela crítica estando o seu último trabalho a ser produzido pelo produtor Richard Blair, que trabalhou com Peter Gabriel. Os La Chiva Gantiva misturam os ritmos da Cumbia e da salsa com outros ritmos quentes menos conhecidos como a Champeta, Chirimia e Mapalé. Levados pelo desejo de elevarem as suas raízes e de reproduzirem o melhor que podiam o folclore Colombiano, bem como de mudarem a imagem generalizada dos "Latinos", os La Chiva Gantiva usam instrumentos tradicionais como a Tambura, o Alegre e Maracones. As suas influências não passam apenas pela música tradicional colombiana e podemos ouvir nas suas canções um pouco de Funk, jazz, Afro beat e claro, o rock.


No Sábado pelas 22h00, os Claustros do Museu recebem a maior revelação de 2011 do actual panorama musical português, Frankie Chavez. A música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, reflectindo as influências musicais que ficam das suas viagens. O resultado é um Blues/Folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais, (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder) é difícil encontrar num único termo a definição para a sua música.

Os espanhóis La Selva Sur fecham o Festival às 23h00 no palco do Largo Afonso III, com a apresentação do seu 1º Cd “La Gran Orquesta Kamástronica de la Zanfoña Galáctica”. A actuação propõe uma viagem por Havana, New Orleans, Londres, Belgrado, Bucareste e Jerez, um concerto de festa ao ritmo do swing, reaggea, ska, salsa, rap e tudo o que mais se possa imaginar. Os Dj’s Pargana e NoWay DJ completam o programa do Festival. A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Faro e da Blind Note, Lda.»

Sem comentários: