28 março, 2012

Gurrumul e Narasirato no FMM de Sines 2012


E mais dois grandes nomes para o FMM Sines 2012, a juntar a todos os outros já conhecidos, com os blues aborígenes de Gurrumul (na foto) e a música tradicional das Ilhas Salomão, via Narasirato. O comunicado:

«Gurrumul e Narasirato representam Oceania no FMM Sines 2012

O cantautor Gurrumul foi considerado a voz mais importante da Austrália contemporânea pela revista Rolling Stone. O grupo Narasirato é o embaixador da música tradicional das Ilhas Salomão nos palcos do mundo. Estão confirmados no programa do 14.º FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, que decorre em Sines, no final de julho.

GURRUMUL (AUSTRÁLIA – CULTURA ABORÍGENE)

O músico Geoffrey Gurrumul Yunupingu é o maior fenómeno da música australiana dos últimos anos. A revista Rolling Stone não hesitou em trazê-lo para a sua capa intitulando-o “a voz mais importante da Austrália” e o Sydney Morning Herald designou-o a maior voz que aquele país alguma vez gravou.

Cantor, guitarrista, pianista e autor, Gurrumul nasceu cego no seio do clã Gumatj, na ilha Elcho, junto à costa norte da Austrália.

De grande riqueza melódica, harmónica e emocional, a sua voz e as suas canções sobre a identidade aborígene comoveram o público australiano e internacional e conseguiram fazer de um artista de perfil “anti-celebridade” um artista capaz de vender meio milhão de discos em todo o mundo, como aconteceu com o seu álbum de estreia, “Gurrumul” (2008).

“Rrakala”, o seu segundo álbum, lançado em 2011, tem sido recebido com o mesmo entusiasmo pelo público e pela crítica.

É com orgulho que o FMM Sines anuncia que será no seu palco que Gurrumul dará o seu espetáculo de estreia em solo português.

NARASIRATO (ILHAS SALOMÃO)

O grupo Narasirato representa o melhor da música com ligações ao um modo de vida, uma tradição e uma paisagem.

A formação, iniciada em 1991 e reformada em 2008, é composta por um grupo de pescadores e agricultores originários do povo Are’are de Malaita, uma das mais de 1000 ilhas do diversificado arquipélago de Salomão, no Pacífico Sul.

As suas canções têm como temas a natureza e a memória dos antepassados, mas também preocupações contemporâneas, como a subida dos oceanos, consequência do aquecimento global, que está a pôr em causa a sobrevivência de muitas comunidades (por vezes países inteiros) no Pacífico.

As principais componentes da sua música são as flautas de bambu, várias percussões tradicionais e as harmonias vocais. Os instrumentos são, na sua maioria, fabricados à mão.

Em palco, cobertos por vestuário e pinturas corporais tradicionais, fazem música de grande poder rítmico e festivo capaz de pôr a dançar gente de todas as “tribos” estéticas (não foi por acaso que grandes festivais de rock europeus como Glastonbury e Roskilde os incluíram nos seus alinhamentos em 2011).

Depois do EP ao vivo “Tangio Tumas”, editado em 2011, lançam em breve “Warato’o”, o seu primeiro disco de longa duração.

O FESTIVAL

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo é o maior evento de “world music” realizado em Portugal. A sua 14.ª edição acontece nos próximos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de julho.

Além dos artistas mencionados nesta nota, já está também confirmada a presença de Mari Boine (Noruega), JuJu (Gâmbia / Reino Unido), Oumou Sangaré & Béla Fleck (Mali / EUA), Hugh Masekela (África do Sul), Fatoumata Diawara (Mali), Bombino (Níger – Cultura Tuaregue) e Jupiter & Okwess International (R. D. Congo).

O FMM Sines 2012 é cofinanciado por fundos FEDER / União Europeia no âmbito do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013.

Mais informações

www.fmm.com.pt
www.facebook.com/fmmsines»

Sem comentários: